A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Água: me poupe!

Hoje, dia 22 de Março, se comemora o Dia Mundial da Água que tem o objetivo de promover a conscientização da sociedade em relação aos recursos hídricos e, em 2013 o tema é “Cooperação pela água”. Embora seja uma data celebrativa em prol de um recurso natural tão importante para a nossa vida (e de todo Planeta), não temos muito o que comemorar.

Fonte: Site Rondônia Digital

Começo esse post fazendo um comentário que talvez venha a chocar alguns: A ÁGUA DO MUNDO NÃO VAI ACABAR! Através o Ciclo Hidrológico a água do Planeta continua praticamente a mesma há milhões de anos – as águas dos mares e continentes evaporam, formam nuvens, precipitam (chuva) e retornam para a terra que seguem para rios até chegar ao mar novamente (assim por diante) – mas, na verdade o que fica prejudicado nesse ciclo é o NOSSO PRÓPRIO CONSUMO por conta da poluição e contaminação da mesma.

Vamos pensar: enquanto deixamos o nosso chuveiro e/ou pia ligados sem necessidade, além de estarmos gastando uma água limpa que já recebeu um tratamento específico estamos também contribuindo para a poluição da mesma já que esta vai se juntar à rede de esgoto de nossas cidades onde estão as águas poluídas.

Além disso, de acordo com o jornal O Globo (20 de Março de 2013), no Brasil há uma perda de mais de um terço da água potável produzida (37,5%) pelas empresas de abastecimento, se configurando em cerca de R$12,5 bilhões de prejuízo aos cofres públicos. Isso advém dos diversos vazamentos, falta de controle no abastecimento e ligações clandestinas de água. Enquanto isso, os países mais desenvolvidos possuem perdas de no máximo 10%, segundo o Instituto Trata Brasil.

Somente para tratar de números, de acordo com a ONU em 2015, 605 milhões de pessoas não possuirão água potável (8% da população mundial) e outras 2,4 bilhões não terão acesso à rede de esgoto (33% da população mundial).

Diante de alguns desses dados e, sabendo a importância desse recurso para a nossa vida, devemos ter comprometimento em preservar e evitar o mau uso da nossa água!

Fonte: Blog SOS Rios do Brasil

Saiba mais sobre o assunto no link abaixo:

http://www.recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/Default.asp?Editoria=9&SubEditoria=46

Fontes: Revista Amanhã (O Globo) e Jornal O Globo

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=11599

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário