A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Esgoto in natura na Lagoa da Tijuca

Uma vergonha o que o Shopping Millenium, na Avenida das Américas, estava fazendo. Jogando esgoto sem tratamento na Lagoa da Tijuca, com uma entrada de rede de coleta da CEDAE a menos de dois metros da conexão do Shopping.

São condutas como essa que nos levam a esse nível de poluição dos rios, lagoas e mares do Rio de Janeiro.

Abaixo a Reportagem.

Shopping na Barra é multado por poluir lagoa da região

Foto: O globo

Com aproximadamente 120 lojas e salas, o sofisticado shopping Millenium, na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca (Zona Oeste), foi multado e seus banheiros interditados em blitz deflagrada pela Secretaria de Estado do Ambiente. Durante a operação, batizada de Rolha Ecológica, os fiscais também lacraram com cimento a saída do tubulão de esgoto do shopping, que estava despejando esgoto sem tratamento na Lagoa da Tijuca, o que é crime ambiental.

O shopping não tinha se conectado à rede de esgotamento sanitário da Cedae instalada na região.

Promovida pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais, a blitz Rolha Ecológica teve apoio de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), de policiais do Comando de Polícia Ambiental (CPAM) e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e da perícia do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, disse que o shopping center havia sido notificado, há mais de dois meses, de que deveria fazer a conexão com a rede de coleta de esgoto da Cedae, construída na região este ano. “A entrada da rede de coleta da companhia fica a menos de dois metros da conexão do shopping com a rede pluvial. É inaceitável este tipo de conduta”, afirmou.

Ao chegar ao local, a equipe de fiscais constatou, após testes com corante, que o esgoto in natura do shopping, que fica ao lado do Rio Design Barra, era despejado na galeria de água pluvial da região. Rede que, por sua vez, deságua na Lagoa da Tijuca. Após os testes, a equipe concretou então, com cimento, a saída de esgoto do shopping.

A direção do shopping center praticava outra irregularidade: a estação de tratamento de esgoto (ETE) do estabelecimento operava ilegalmente, pois estava conectada a galeria de água pluvial.

Fonte: www.jb.com.br

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=10563

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário