A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Mudança de comportamento ou falta de educação?

Foto: Site Uol

Embora a grande atração do Rio de Janeiro nessa época seja o Carnaval, os foliões e o grande número de turistas, nesse ano um outro personagem chamou bastante a atenção: o LIXO.

Embora no ano passado tenhamos feito uma publicação satisfeitos pela diminuição de 24% do lixo nos eventos de sexta a terça de carnaval em relação ao mesmo período do ano anterior, no ano de 2013 voltou a crescer nas ruas.

Segundo a Prefeitura e a Comlurb, o saldo total do carnaval 2013 foi de 1.120 toneladas de lixo (12% a mais que em 2012) embora a quantidade de turistas tenha aumentado apenas 0,19% em relação a 2012 (1,21 milhões contra 1,14 milhões no ano anterior). A quantidade de lixo retirado do Sambódromo (incluindo Terreirão e ruas do entorno) em 2013 foi de 461 toneladas (contra 278 toneladas em 2012), e do carnaval de rua foi 637 toneladas (14% a mais que 2012).

O Secretário Municipal de Turismo (Antônio Pedro Figueiredo Mello) e o Presidente da Comlurb (Vinicius Roriz) declararam que esse quadro se deve por conta de uma mudança de comportamento dos foliões. Na Zona Sul, mesmo após o término dos blocos as pessoas continuavam nos locais, retardando a dispersão e, com isso, dificultando o trabalho dos garis para a retirada dos resíduos.

Ao admitir que não estavam preparados para esse novo comportamento, no último final de semana a Comlurb replanejou a logística e praticamente dobrou o efetivo do feriado. Além disso, Roriz diz que para o próximo ano a operação de limpeza deve ser repensada.

Para melhor exemplificar essa grande quantidade de lixo (no pré-carnaval, durante o carnaval e após a quarta-feira de cinzas), vamos aos números divulgados pela Comlurb dos principais blocos, comparando com alguns números de 2012 publicados em nosso blog no ano passado (http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/index.php/2012/02/23/muito-samba-e-menos-lixo-no-pe/):

No pré-carnaval, o Bloco da Preta teve uma maior geração de lixo com 16,8 toneladas (12 toneladas em 2012), seguido do Cordão do Bola Preta com 10 toneladas e o Chora me Liga com 8,4 toneladas. Nos dias de carnaval, tivemos como recorde o Cordão do Bola Preta com 24 toneladas (23 toneladas em 2012), a Banda de Ipanema com 10 toneladas (7 toneladas em 2012) e a banda de Madureira com 9 toneladas em média.O pós-carnaval também trouxe uma grande geração de lixo, obtendo 20 toneladas no Monobloco, 1,1 toneladas no Quizomba e 2,5 toneladas no Me Beija que Sou Cineasta.

Mesmo que realmente tenha havido algum tipo de mudança no comportamento da população, o serviço público deve acompanhar essa nova tendência para o próximo ano e, não seria nada negativo se houvessem investimentos em conscientização além de apenas remediação do problema do lixo durante o período de carnaval.

Fonte: O globo online e Site da Comlurb

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=11468

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário