A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Reciclagem limpa de metais

O processo de reciclagem de lixo eletrônico é caro e altamente poluente. No Brasil, em função disso, ainda não há uma indústria de reciclagem voltada para o setor. Mas muitas pesquisas estão sendo feitas para tentar encontrar uma forma de limpar e baratear o processo.

O estudante de Engenharia de Metalúrgica da Escola Politécnica da UFRJ, Pedro Paulo Medeiros , é um desses estudiosos do assunto. Há pelo menos um ano ele pesquisa alternativas para separar de forma limpa os metais das placas de computadores.

“Nessas peças há metais como cobre e ouro em alto teor, mas não são reaproveitados porque não há por aqui um mecanismo capaz de separá-los de forma limpa. O que se faz é jogar um ácido para dissolvê-los e depois usar um processo de eletrólise para recompor as propriedades desses elementos, o que é caro e perigoso, pois pode poluir o ambiente.” contou o estudante, que acaba de conquistar o primeiro prêmio na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ com o trabalho Concentração de Metais de Placas de Circuitos Impressos.

O estudo propõe um método de separação dos metais, menos poluente e viável economicamente. Segundo Pedro, consiste em separar manualmente os componentes da placa e os que não puderem ser reutilizados são triturados e transformados em pó.

Este pó é colocado em um equipamento chamado classificador, que separa os elementos pela densidade de cada um em compartimentos diferentes. O processo, segundo Pedro, deve baratear o custo de reciclagem, mas ainda requer pesquisas até que seja viável em larga escala.

Fonte: Revista Razão Social do jornal O globo de 27/03/2012, pág 22.

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=8696

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário