Transformar uma realidade pode parecer muito difícil. Envolve uma série de variáveis e procedimentos. Tem que discutir o que será transformado, de que maneira e qual será a responsabilidade de cada ator neste processo. E, muitas vezes, a resolução do problema parece tão complicada que, no final das contas, ninguém faz nada. E o problema só aumenta.
A boa notícia é que muitas pessoas, para além de discutir a resolução dos problemas, resolveram agir. Feito o beija-flor na floresta em chamas, muitas pessoas resolveram assumir sua cota de responsabilidade sobre o problema e apagar a parte que lhe cabe do incêndios. Entendendo que, se cada um fizer a sua parte, todos nós estaremos construindo uma sociedade melhor.
É o caso de quem, ao invés de jogar cascas e talos na lixeira e gerar impactos ambientais, diminui sua quantidade de resíduos e ao mesmo tempo melhora a sua alimentação. É o caso também de quem separa os materiais recicláveis para a coleta seletiva. De quem guarda o lixo na bolsa ou no bolso até encontrar uma lixeira para descartá-lo adequadamente. De quem economiza água e energia. De quem só compra o que realmente precisa. De quem planta árvores e cuida das praças e parques do seu bairro. De quem deixa o carro em casa e sai pelas ruas da cidade utilizando transportes públicos ou modais alternativos, como bicicleta, skate, caminhadas e patins. De quem demanda de empresas e governos ações que contribuam para construção de uma sociedade social e ambientalmente melhor. De quem vota sabendo que votar não é uma mera obrigação, é uma responsabilidade para com a sociedade em que vive. De quem não deixa de fazer o que acha certo simplesmente porque não tem ninguém vendo.
Enfim, são muitas as ações e as pessoas que já estão contribuindo para transformar a realidade em que vivem.
Que tal começar agora? Para mudar, basta começar!
Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.
Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!