O CREA-RJ criou a cartilha “Defensivos Alternativos” como ferramenta para uma agricultura ecológica, produtora de alimentos sadios e para difundir tecnologias inócuas de combate às pragas e doenças das lavouras. Voltada para engenheiros agrônomos, florestais, técnicos agrícolas, agricultores e sociedade em geral visa orientar um modelo de produção agroecológica, socialmente justa e ecologicamente sustentável.
Muitas receitas foram resgatadas do conhecimento popular, de custo e preparo muito acessíveis, podendo ser, em muitos casos, elaboradas na unidade de produção. Estas tecnologias também representam oportunidades comerciais para aqueles que se interessem em multiplicá-las, já existindo experiências na incubação de empresas produtoras destas formulações. As técnicas foram desenvolvidas e consolidadas na Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro – Pesagro-Rio, em parceria com CREA-RJ.
Mas afinal o que são defensivos alternativos? São produtos preparados a partir de substâncias não prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, destinados a auxiliar no controle de pragas e doenças da agricultura. A possibilidade de utilização destas receitas em sistemas orgânicos de produção é uma grande vantagem e representa também uma estratégia para o processo de transição agroecológica.
Pertencem a esse grupo as formulações que têm como características principais a baixa ou nenhuma toxicidade ao homem e à natureza; a eficiência no combate aos artrópodos e pragas em geral; o não favorecimento à ocorrência de formas de resistência dos mesmos; boa disponibilidade e custo reduzido. Estão incluídos nesta categoria os agentes de biocontrole, os diversos biofertilizantes líquidos, as caldas Sulfocálcica, Viçosa e Bordalesa, os feromônios, os extratos de plantas, entre outros.
Ficou interessado? Ligue para a Recicloteca e peça já sua Cartilha. Nossos contatos são 21 2551-6215 e 21 2552-6393.
Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.
Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!