A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Mais uma desculpa…

Imagem: Jornal O Dia

A criação do Parque de Marapendi possui seus prós e contras: ao mesmo tempo em que preserva a faixa litorânea de forma permanente (esperamos), suprime uma faixa de conservação da vida silvestre com o pretexto desta estar degradada.

O projeto da prefeitura estaria beneficiando as construtoras e imobiliárias ao atender seus interesses econômicos, sem nenhuma vantagem para os moradores.

O projeto do campo de golfe retiraria 58 mil metros quadrados da área da APA de Marapendi não edificável, e a incorpora ao terreno onde será construído o campo olímpico. Outro projeto muda de 12 para 18 o gabarito de prédios residenciais remanescentes do antigo autódromo.

Um dispositivo incluído na proposta permite que a prefeitura libere projetos de novos hotéis com até o dobro do gabarito. O projeto apresentado a Câmara dos Vereadores tem um dispositivo que permite que os 690 mil metros quadrados de potencial construtivo (a área edificável) da Reserva sejam usados para construir hotéis com cinco pavimentos adicionais ao limite previsto na legislação.

O gabarito dos hotéis passaria, por exemplo, de cinco para dez pavimentos nas Avenidas das Américas e Ayrton Senna e em vias no entorno do Barra Shopping. A proposta também aumenta o gabarito de hotéis onde ele já é mais elevado. Na área do futuro Parque Olímpico às margens da Lagoa de Jacarepaguá, o total de pavimentos liberados passa de 22 para 27. Nas avenidas Salvador Allende e Embaixador Abelardo Bueno, sobe de 15 para 20 andares.

Esse Pacote Olímpico está parecendo um pretexto para viabilizar o lucro e as vantagens para a indústria imobiliária. Será que a Câmara dos Vereadores irá atender a estes interesses?

Fonte: Jornal O globo de 08/11/2012, pag. 13

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=10678

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário