Fonte: Memorial Municipal Getúlio Vargas
A partir do dia 1º de agosto até 20 de novembro será construída uma grande escultura de Tia Ciata com cinco metros de altura e confeccionada com material reaproveitado, aço carbono, aço inox soldados, chapas de geladeiras e armários velhos.
A obra será levada em cortejo para saudar Zumbi dos Palmares na Avenida Presidente Vargas para festejar o Dia da Consciência Negra.
O projeto será executado em uma OFICINA DE ESCULTURA GRATUITA que acontecerá todos os sábados. O local da oficina será o Centro de Artes Calouste Gulbenkian um equipamento municipal, criado para atender aos interesses da população no desenvolvimento das Artes, Cidadania e Educação. Localizado à rua Benedito Hipólito, 125, Praça XI, 20211-130, local da OFICINA.
Tia Ciata, a cozinheira e mãe-de-santo, figura fundamental para o surgimento e afirmação do samba, (gênero tipicamente carioca) tinha como sua casa, na Praça Onze, um ponto de encontro de compositores e malandros no século XX, lá também teria sido o local onde Donga apresentou “Pelo Telefone”, que viria a ser o primeiro samba gravado em disco. Hoje, mais de um século depois, Tia Ciata será homenageada em oficina coletiva no ateliê do Centro de Artes Calouste Gulbenkian, onde os interessados podem se inscrever a qualquer momento.