Moradores de 17 bairros de Salvador poderão participar do projeto “Vale Luz”, da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) a partir da próxima segunda-feira, 10. O projeto, segundo a companhia, possibilita a troca de materiais recicláveis por descontos na conta de energia e tem o objetivo de estimular a reciclagem, o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente.
Os caminhões do projeto Vale Luz estarão da segunda-feira, 10, ao sábado, 15, na seguinte ordem: Bairro da Paz, Águas Claras e Pirajá (segunda, 10); Massaranduba, Sussuarana e Paripe (terça-feira, 11); Novos Alagados e Bate Facho (quarta, 12), Pernambués, Alto do Peru e Ilha Amarela (quinta, 13), Jardim das Margaridas, Nova Brasília e Bromélias (sexta, 14) e Costa Azul, Tancredo Neves e IAPI (sábado, 15).
As unidades funcionarão das 9h às 15h30, exceto no sábado, quando o atendimento ocorre das 8h30 às 11h30. Metal, papelão, papel e plásticos serão aceitos [veja abaixo tabela de preços por Kg]. Latas de alumínio devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem. Os materiais recolhidos são encaminhados à Camapet, coorperativa de coleta seletiva com sede em Massaranduba.
(Divulgação | Coelba)
Além desse serviço, a população contará com cadastro na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de luz e trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas e também fazer alteração cadastral. Para isso, o cliente deve levar o NIS (Número de Identificação Social), a conta de energia, documento de identificação com foto e Cadastro de Pessoa Física (CPF) original e cópia.
Os consumidores também poderão substituir lâmpadas incandescentes por até quatro lâmpadas fluorescentes compactas, mais econômicas, devendo, para isso, levar quatro lâmpadas incandescentes ou quatro florescentes queimadas, estar adimplente e não ter recebido nos últimos três anos lâmpadas da Coelba.
Confira o itinerário do caminhão da Coelba a seguir
– Segunda-feira, 10/08:
Bairro da Paz – Ao lado do Projeto Educar para Construir.
Águas Claras – Em frente ao supermercado Morais.
Pirajá – Rua 8 de Novembro, ao lado do G. Barbosa.
– Terça-feira, 11/08:
Massaranduba – Em frente à Conder.
Sussuarana – Próximo à Escola Municipal Acelino Maximiliano da Encarnação.
Paripe – Praça João Martins
– Quarta-feira, 12/08:
Novos Alagados – Em frente ao COF / CDM.
Bate Facho – Próximo à Forte Lage
– Quinta-feira, 13/08:
Pernambués – Rua 1º de Maio, próximo a Escola Raio do Sol.
Alto do Peru – Final de Linha
Ilha Amarela – Rua do Cipó
– Sexta-feira, 14/08:
Jardim das Margaridas – Cj. Recanto das Margaridas.
Nova Brasília – Atrás da Igreja, em frente à Colégio Municipal Lagoa do Abaeté.
Bromélias – Rua das Flores Bromélias 5, Estrada CIA/Aeroporto.
– Sábado, 15/08:
Costa Azul – Próximo à Associação de Moradores Santa Rosa de Lima.
Tancredo Neves – Em frente à Escola Estadual Zumbi dos Palmares.
IAPI – Rua Jair Santos, final de linha.
Fonte: Site Uol