Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, recebe palestra sobre a história da Lagoa Rodrigo de Freitas e os bairros do entorno, e exposição de fotos e outras imagens sobre a evolução de toda a região
No dia 11 de abril, o Museu do Meio Ambiente recebe Carlos Barata e Claudia Gaspar, autores do livro “A Fazenda Nacional da Lagoa Rodrigo de Freitas na formação de Jardim Botânico, Horto, Gávea, Leblon, Ipanema, Lagoa e Fonte da Saudade”, patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura e obra que faz parte da Biblioteca Rio450. Em palestra que terá início às 18h, eles vão contar um pouco da história da fazenda que deu origem aos bairros e da lagoa que hoje é o coração da cidade.
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro abriga a Casa dos Pilões e o Portal da antiga Academia Imperial de Belas Artes. Além disso, o seu – hoje – centro de visitantes é a Casa Sede do Engenho da Lagoa. E o próprio Jardim Botânico, afinal, fundando em 1808 por D. João para a aclimatação de espécies de outras partes do mundo, é parte fundamental da história da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Além das histórias e curiosidades, Carlos e Claudia também vão apresentar algumas das imagens que ilustram seu livro e nos ajudam a entender como foi a evolução de toda a região, desde o tempo em que os cavalos frequentavam as areias da praia do Leblon até os dias de hoje, com o espelho d”água mais conhecido do Rio de Janeiro pronto para receber os atletas olímpicos do Rio 2016.
Exposição
Logo depois da palestra sera? inaugurada a exposic?a?o “Linhas, trac?os e outras buscas: da Fazenda Nacional a? Lagoa”, de Erika Tambke. Em uma proposta de arqueologia fotogra?fica, Erika apresenta imagens com linguagens fotográficas histo?ricas e contemporâneas – de sua autoria – que nos ajudam a entender a passagem do tempo e, principalmente, a paisagem atual. Entre as imagens da exposição, está a foto do Portal da Fábrica de Pólvora, encomenda de D. João a Mestre Valentim.
Erika, professora de fotografia do Senac/RJ, teve sua exposição solo de fotografias Joy’n’Carnival apresentada em Londres, em 2008. É mestre em Cultura Visual pela Birbeck College (University of London) e bacharel em Geografia (UFRJ).
Serviço:
– Palestra e bate-papo “A Fazenda Nacional da Lagoa Rodrigo de Freitas”
Com Carlos Eduardo Barata e Claudia Braga Gaspar
Museu do Meio Ambiente (Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico)
11 de abril, às 18h
Entrada gratuita
– Exposição
“Linhas, traços e outras buscas: da Fazenda Nacional à Lagoa”, de Erika Tambke
Museu do Meio Ambiente (Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico)
Inauguração: 11 de abril, às 19h30
Aberta para visitação: 11 a 1° de maio (segundas, das 12 às 17h; terça a domingo, das 9 às 17h)
Entrada gratuita
– Livro
“A Fazenda Nacional da Lagoa Rodrigo de Freitas na formação de Jardim Botânico, Horto, Gávea, Leblon, Ipanema, Lagoa e Fonte da Saudade”
Autores: Carlos Eduardo Barata e Claudia Braga Gaspar
Editora: Cassará Editora
ISBN: 9788564892279
Pgs. 280
Formato: 21 x 21cm
Preço: R$ 70