Sucatas e lixo viram arte e vão ganhar espaço no Museu Regional de São João Del Rei. Artesãos da cidade se uniram para organizar uma exposição sustentável, com materiais que seriam descartados no meio ambiente e foram adaptados para se tornar “obras de arte” no local. A exposição começa na próxima quinta-feira (14).
Na mostra, plásticos e garrafas pets ganham vida. Um dos expositores, o artesão Rômulo Chaves, trabalha com materiais recicláveis há quatro anos. Com os equipamentos, ele produz quadros.
“Esse material que eu estou usando é feito para aterro sanitário e não pode ser usado para reciclagem. Por isso, surgiu a ideia de usar no meu trabalho”, contou.
“Essa exposição faz parte da Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que mostra museus para uma sociedade sustentável”, explicou a diretora do Museu Regional, Rosiane Nunes.
O artistas plástico Wanguir Guilherme soma cerca de 80 peças. Todas elas mostram pontos da turística cidade de São João del Rei. Para ele, o segredo para fazer uma boa pintura é simples. “Basta você ser apaixonado pela vida, pela arte, agradecer a Deus que está com saúde e aproveitar a inspiração”, destacou.
Seviço:
Período: 14 de maio a 14 de agosto
Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30. Nos finais de semana e feriados, das 9h às 16h.
A entrada é gratuita.
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 12, Centro São João del Rei.
Fonte: G1