Entenda o caso Mariana: causas e consequências da Mineração.
O caso do crime ambiental que chocou o Brasil. Um efeito devastador de negligência. Uma sensação de impotência e de revolta em cada um de nós.
Existem várias fontes de informações e diversas formas de compreender as questões envolvidas no rompimento da barragem de rejeitos da Vale no Rio Doce, em Mariana/MG. E várias formas de contribuir e alimentar nosso sentimento de positividade em meio a um cenário tão desolador.
Nossa intenção nesta Troca de Saberes é buscar o entendimento deste caso sob a perspectiva da Ecologia Política e da Educação Ambiental: Quais as implicações e riscos da indústria da mineração para a sociedade? Que tipo de desenvolvimento a mineração traz? Desenvolvimento para quem? Qual a nossa responsabilidade como cidadãos nos contextos da exploração irresponsável dos recursos e espaços naturais? Diante destes questionamentos, acreditamos que casos como este, além de trazerem uma reflexão crítica que envolve opressores e oprimidos, representam também um papel pedagógico que nos aponta os caminhos da educação para uma sociedade mais justa e mais humana.
Quando? 17 de dezembro, 18 horas
Onde? Casa Porto, próxima à Praça Mauá. Largo de São Francisco da Prainha 4, sobrado
Quanto? Contribuição livre.
Veja aqui como chegar ao local do evento.
Para participar faça sua inscrição neste LINK.
PROGRAMAÇÃO
O novo código da Mineração
Carlos Bittencourt, historiador e pesquisador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase)
A resistência dos Movimentos Sociais
Gabriel Strautman, coordenador do PACS – Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul – e membro da Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale.
Impactos do rompimento da barragem de Mariana
Roberto Franco, geógrafo, realizou a Missão Rio Doce, uma expedição da foz à nascente do Rio Doce.