A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Amazônia Legal: degradação florestal aumenta 241%

Novo boletim do Imazon apontou que, nos últimos 11 meses, a degradação florestal na Amazônia Legal totalizou mais de 6 mil km², representando um aumento de 241% com relação ao período anterior

Por Débora Spitzcovsky – Planeta Sustentável

O Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia divulgou nesta terça-feira, 23/08, o boletim do SAD – Sistema de Alerta de Desmatamento da Amazônia Legal referente ao mês de julho de 2011, que aponta que houve aumento de 241% na degradação florestal da região nos últimos 11 meses.

Provocada, entre outras atividades insustentáveis, pela exploração ilegal de madeira, a degradação florestal totalizou 6.389 km², entre agosto de 2010 e julho de 2011, enquanto que, no período anterior – agosto de 2009 a julho de 2010 –, a prática afetou 1.873 km² de floresta.

Segundo o boletim do SAD, o desmatamento acumulado na Amazônia Legal, nos últimos 11 meses, também sofreu aumento de 9%: foram registrados 1.628 km² desmatados entre agosto de 2010 e julho de 2011, contra 1.488 km² no período anterior.

AS BOAS NOTÍCIAS DE JULHO
Ao comparar, apenas, os índices de julho de 2010 e 2011, o boletim do SAD trouxe boas notícias, no que diz respeito ao desmatamento e à degradação florestal da Amazônia Legal. Segundo o relatório, houve queda de 40% no desmatamento da região e de cerca de 27% nas práticas de degradação florestal.

O Imazon alertou que os dados do SAD não são 100% precisos, por conta da cobertura de nuvens na região da Amazônia Legal. O fenômeno impossibilitou o monitoramento em cerca de 18% da região.

Boletim do SAD referente a julho de 2011 está disponível, na íntegra.

Fonte: Planeta Sustentável

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=5800

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário