A responsabilidade é de todos – sociedade, poder público e empresas. Porém, os diversos atores deste processo possuem responsabilidades diferentes, que dialogam e intervêm um no outro. E cada um pode fazer sua parte na manutenção e proteção do ambiente que vivemos. E qual será ou qual deveria ser o papel das empresas?
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Já foi o tempo no qual a relação empresa – consumidor se resumia a produção e a venda de produtos por um lado, e o consumo puro e simples por outro.
Os consumidores são cada vez mais capazes de influenciar as ações das indústrias, seja pela comunicação direta com as mesmas, seja ao demonstrar suas aspirações através dos seus hábitos de compra. E as empresas estão cada vez mais atentas as tendências de consumo.
A pressão do poder público através de legislações ambientais mais rígidas, fiscalização e campanhas educativas faz com que os empreendimentos se adaptem a processos cada vez mais sustentáveis. Um bom exemplo disso é a legislação de plástico em alguns estados, as resoluções Conama sobre Pilhas e Baterias e sobre Pneumáticos (este tema foi tratado em uma postagem anterior desta campanha).
Há um ano, o Ministério do Meio Ambiente está veiculando a campanha “Saco é um Saco” no qual estimula a população e empresas a reduzirem a quantidade de sacola plástica que circula no país. Como parte da parceria desta campanha, a rede de supermercados Carrefour pretende banir as sacolinhas plásticas das suas lojas até 2014. O supermercado Zona Sul, a C&A e Lojas Americanas, entre outras empresas, disponibilizaram para venda sacolas retornáveis em suas dependências.
A rede Pão de Açúcar, além das sacolas retornáveis, colocou na “boca do caixa” a opção para que seus clientes possam descartar ali mesmo as embalagens que considerarem desnecessárias.
O Wal-Mart desafiou 10 fornecedores de marcas consagradas no mercado, como o Mate Leão e a Band-Aid, a fabricarem produtos mais eficientes do ponto de vista ambiental. O desafio envolvia a redução de consumo de energia e matéria prima na produção, uso de material reciclado e redução do tamanho das embalagens, bem como destinação inteligente do lixo, entre outras. Além disso, para quem leva sua própria sacola retornável às compras, o supermercado oferece R$ 0,03 de desconto na aquisição de cada cinco itens. Uma ótima forma de incentivar o consumidor a racionalizar o uso das sacolinhas.
Além dos varejistas, as grandes empresas também estão atentas às demandas do seu público. As linhas de concentrados, como sucos, amaciantes e mate, já estão no mercado há algum tempo. Também foi lançado o detergente em pó livre de fosfato* e o sabão em pasta feito a partir de óleo de cozinha reciclado. O leite de saquinho já voltou às gôndolas dos supermercados de bairro e produtos e embalagens feitas de materiais reciclados já se encontram em versões que vão desde a escova de dente com o cabo de 40% plástico pré-consumo reciclado às telhas feitas com tubos de creme dental.
Vale a pena conferir estas e muitas outras iniciativas.
Descubra no seu bairro quais são os produtos disponíveis, o que o comércio está fazendo para diminuir o impacto ambiental e divulgue seus os exemplos aqui!
*O acumulo de fosfato nos rios e nos mares favorece a proliferação de algas, reduzindo a quantidade de oxigênio disponível nas águas e comprometendo a todo o ecossistema.