Por Secovi Rio – O Sindicato da Habitação
Os condomínios no Rio estão se mobilizando cada vez mais em prol da coleta seletiva de lixo e da reciclagem. Em janeiro deste ano, foi sancionada a Lei nº 5.248, da vereadora Aspásia Camargo, que institui a Política Municipal sobre Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável. Na época, a parlamentar afirmou que os condomínios teriam um papel fundamental nesse contexto, cabendo a eles incentivar o uso de energias renováveis e a coleta seletiva de lixo, bem como adotar medidas de eficiência energética, entre outras ações. É a ecologia em alta.
A Ecomarapendi, ONG carioca criada em 1989, investe no pioneirismo e na inovação em diversas ações e programas de responsabilidade social, educação ambiental, reciclagem e coleta seletiva. Por meio dos programas Recicloteca e Reciclagem Solidária, ela realiza a implantação da coleta seletiva em alguns condomínios do Rio de Janeiro. O projeto, a princípio, atende a cerca de 1.040 residências em aproximadamente dez condomínios, podendo ser ampliado.
Além de intermediar a relação dos condomínios com as cooperativas, o programa também pretende sensibilizar os moradores para a importância da separação dos materiais na fonte geradora. Através de palestras, conversas informais, material virtual enviado por mensagem eletrônica e, também, informações disponíveis nos blog e site da Recicloteca, a ONG apontará os impactos sociais e ambientais assim como os benefícios da coleta seletiva para a sociedade como um todo.
A Reciclagem Solidária viabiliza ações de informação e educação ambiental para moradores e funcionários dos condomínios, ao mesmo tempo em que, através das cooperativas, organiza e oferece a infraestrutura de transporte necessária para a realização da coleta seletiva dos recicláveis em cada unidade. Ou seja, sincroniza a oferta adequada de uma coleta regular e organizada com a demanda (geração) de recicláveis separados e armazenados, gratuitamente.
Os condomínios interessados no projeto devem solicitar o formulário pelo e-mail recicloteca@ecomarapendi.org.br. Cabe ressaltar, ainda, que nesta primeira etapa eles irão atender apenas aos condomínios do município. Os condomínios de outras cidades do Estado, ou mesmo da região metropolitana do Rio de Janeiro, que têm interesse em ser atendidos pela ONG, podem se cadastrar. Mais informações no site http://www.recicloteca.org.br, ou no blog http://recicloteca.org.br/blog, ou pelos telefones (21) 2552-6393 e 2551-6215.
Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.
Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!