Em 2012, o nosso parlamento aprovou o então Novo Código Florestal Brasileiro, um retrocesso na proteção das florestas, rios, água, solo, energia e da qualidade de vida de nossa nação, tão rica em bens e serviços ambientais, mas incapaz de entender que o valor da floresta em pé, supera em muito o da devastação.
A LEI DA ÁGUA mostra a relação entre o Código Florestal Brasileiro e a crise hídrica brasileira. Cinema, ciência, agricultura e política a serviço da sociedade.
“A Lei da Água (Código Florestal Brasileiro)” esclarece as mudanças promovidas pelo novo Código Florestal Brasileiro e a polêmica sobre a sua elaboração e implantação. O documentário mostra como a lei impacta diretamente a floresta e, assim, a água, o ar, a fertilidade do solo, a produção de alimentos e a vida de cada cidadão. Produzida ao longo de 16 meses, a obra baseia-se em pesquisa e 37 entrevistas com ambientalistas, ruralistas, cientistas e agricultores. Retrata ainda casos concretos de degradação ambiental e técnicas agrícolas sustentáveis que podem conciliar os interesses de conservação e produção da sociedade.
Conheça o Código Florestal Brasileiro em duas opções de vídeos
Versão resumida (32 minutos):
Versão completa (1 hora e 18 minutos):
Direção: André Vilela D’Elia
Produção: Cinedelia, em coprodução com O2 Filmes
Distribuição: O2 Play
Uma parceria:
Instituto Socioambiental – ISA
WWF-Brasil
Fundação SOS Mata Atlântica
Associação Bem-Te-Vi Diversidade
IDS