O prefeito Eduardo Paes anunciou que a Reserva de Marapendi, na Barra da Tijuca, será transformada em parque, proibindo assim novas construções no entorno da lagoa e do canal. Para isso a prefeitura deverá enviar a Câmara dos deputados um projeto de lei para ser aprovado. Parte da lagoa, próximo ao Canal das Taxas, em sua parte leste, já era parque. Agora a parte oeste também será.
Na lagoa e no canal que levam seu nome, encontra-se uma fauna em que espécies como o jacaré-de-papo-amarelo, a capivara e aves migratórias como o falcão-peregrino, o martim-pescador e a batuíra convivem com águas extremamente poluídas.
Agentes do Mosaico Carioca — órgão da Secretaria municipal de Meio Ambiente que abarca todas as unidades de conservação da capital — visitaram 140 endereços, entre prédios, condomínios e casas, exigindo que eles se conectem a rede formal de coleta de esgoto da Cedae já existente ao longo do Canal das Taxas. E boa parte da Favela do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes, que ainda despeja seu esgoto no mesmo canal, já se ligou também aos troncos da companhia, de acordo com a própria Cedae.
Vamos ficar de olhos abertos e denunciar quem joga esgoto in natura na lagoa e no canal de Marapendi,assim como, nas construções irregulares no seu entorno. Nosso blog está aberto a comentários e denúncias!
Fonte: Site do jornal O globo
Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.
Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!