
O Governo do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Light irá viabilizar a implantação de um anel fotovoltaico, para captação de energia solar, sobre a estrutura metálica que sustentará a nova cobertura de lona tensionada no Maracanã. O convênio Maracanã solar irá gerar energia limpa equivalente ao consumo de 240 residências e evitando a emissão de 2.560 toneladas de CO2 na atmosfera.
O projeto já foi aprovado pelo Iphan e foi desenvolvido pela empresa alemã SBP (Schlaich Bergermann und Partner), que também está projetando a nova cobertura.
Além das placas o projeto seguirá o sistema LEED (Leardership in Energy and Environmental Design) – certificado que significa liderança em energia e design ambiental –, do Green Building Council Brasil (GBC), concedido a empreendimentos que apresentam alto desempenho ambiental e energético. O estádio terá dispositivos economizadores de água e um sistema de captação de água de chuva, o que diminuirá o uso de água potável em 50% para irrigação do gramado. A meta é reduzir o consumo de água em 30%.
A chuva captada pela nova cobertura será utilizada também para o funcionamento dos banheiros, que terão torneiras inteligentes com fechamento automático e descargas ecológicas. O Maracanã receberá ainda um moderno sistema de iluminação com lâmpadas de led em 23.500 luminárias de baixa manutenção e longa vida útil. Equipamentos econômicos de ar-condicionado e bombas mecânicas eficientes também estão na lista para a modernização do Maracanã.
Fonte: Ambiente Energia e site do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.
Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!