A Praça Edmundo Rego no Grajaú recebe neste domingo a última Feira Desapegue-se do ano. Foto: Recados Solidários
A Feira Desapegue-se é o principal evento de sensibilização da Casa Cultural Anitcha dentro do projeto “Bairro Vivo – Uma Evolução Verde”. Sua primeira edição foi em dezembro de 2008. A partir de junho de 2009 tornou-se mensal e desde 2010 faz parte do movimento mundial Transition Towns (Cidades em Transição) e tem como objetivo levar a sustentabilidade social, econômica e ecológica para o Bairro do Grajaú (inicialmente) por meio de ações coletivas socioambientais e culturais que promovam a sustentabilidade, a responsabilidade individual e a construção de uma sociedade economicamente próspera, socialmente justa e ambientalmente responsável, despertando a consciência individual e encorajando a compaixão, o cuidado e a cooperação com o planeta e todos os seres.
Durante o evento são disseminadas informações e práticas de sustentabilidade, ecologia, alimentação saudável e economia solidária, direcionadas à rotina das populações urbanas, buscando a médio prazo a transição do modelo atual para bairros sustentáveis e com populações engajadas na manutenção da qualidade de vida e do meio ambiente.
Também é um objetivo a criação de um modelo de ação “viral” facilmente replicável em qualquer outro bairro ou comunidade, do ponto de vista financeiro e estrutural, bem como desenvolver ações intersetoriais, com possibilidade de cooperação entre organizações da sociedade civil, poder público e iniciativa privada.
O projeto compartilha o lema da Agenda 21 “Pensar globalmente e agir localmente” e trabalha para a implantação dos princípios da Carta da Terra que é um instrumento internacional legalmente unificador para construir uma comunidade global sustentável.
Próxima data da feira: Domingo, 8 de dezembro de 2013
Local: Praça Edmundo Rego, Grajaú, Rio de Janeiro.
Horário: A partir de 9 horas.
Fonte: Casa Cultural Anitcha
Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.
Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!