A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Bandejas de isopor: saiba porque evitá-las

As bandejas de isopor podem ser um problema ambiental desconhecido da maioria das pessoas. Aparentemente inofensiva há uma questão conceitual muito importante envolvida no tipo de uso dado a esse material.

Isopor é o nome comercial do poliestireno expandido com ar, um tipo de plástico leve, isolante térmico e de grande utilização como embalagem tanto na indústria alimentícia quanto na de produtos frágeis. No entanto, embora reciclável, seu grande volume e baixo peso tornam a reciclagem economicamente inviável no nosso atual sistema de coleta seletiva e destinação. E, infelizmente, o conhecido isopor é o clássico caso de material que é RECICLÁVEL, mas que NÃO É RECICLADO. Nem todos os materiais que tem o símbolo da reciclagem, as três setas em triângulo, será de fato reciclado.

bandejas de isopor

Para juntar 1 Kg de isopor é preciso fazer uma pilha de bandejas de quase 1,5 m de altura.

Bandejas de isopor precisam ser evitadas

A Recicloteca bate nesta tecla há décadas e teve agora uma ótima matéria do Jornal Nacional que comprova: há muito o que fazer para que esses problemas sejam resolvidos. Nesse meio tempo nossa melhor opção é lançar mão do REDUZIR, ou seja, devemos como cidadãos evitar ao máximo adquirir produtos que venham com embalagens que não podem ser recicladas. As famigeradas bandejas de isopor são o ápice do desperdício, pois não ajudam na conservação dos alimentos e são usadas tão somente para fins estéticos, na organização das prateleiras. No caso de embalagens de ovos, prefira as de papelão.

E aí temos como exercitar o princípio da co-responsabilidade, que consta na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Supermercados devem eliminar este uso, clientes devem recusar produtos em bandejas de isopor, o governo deve restringir seu uso dessa forma e os fabricantes devem eliminar este produto de suas linhas de produção, caso contrário o destino será o lixo, pois não serão reciclados e todos dividirão a culpa por terem deixado esse grave problema econômico, social e ambiental perdurar em nossa sociedade.

Saiba mais sobre a reciclagem potencial do Isopor no site da ABRAPEX.

Veja ainda como fazer artesanato com bandejas de Isopor nas páginas abaixo:

Artesanato de LuxoJoart flores, Sucata da Tia Fabíola, Ajudinha básica, Colorices.

 


Agora você pode ser um apoiador do Projeto Recicloteca.

Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=9948

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário