Fonte: INEA- Instituto Estadual do Ambiente e Projeto Lagoa Limpa (Grupo EBX).
Estado e Grupo EBX inauguram hoje, no Espaço Encontro das Águas, uma exposição que conta a história da Lagoa Rodrigo de Freitas e do projeto de recuperação que está sendo desenvolvido.
O projeto LAGOA LIMPA, foi idealizado pelo grupo EBX e executado em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem como objetivo contribuir para a recuperação ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos principais cartões postais da cidade, buscando desenvolver soluções para reverter o seu atual processo de degradação ambiental.
Para contar a história da Lagoa, uma linha do tempo traz os fatos mais importantes ocorridos no local, desde 1900 até 2010. Já o triedro (um painel de 54 faces) pode ser manuseado pelos visitantes, que têm acesso a curiosidades, como a de que a superfície da Lagoa apresenta, hoje, 2,2 km2, área equivalente a quase metade da que tinha em 1880.
Outro painel com 22 pontos resgata a história desse que é um dos principais cartões postais da cidade. Outra novidade é o totem interativo que traz imagens de arquivo da Lagoa. Todo o ambiente da exposição possui projeção computadorizada do fundo do mar no teto.
No mesmo espaço, é possível acompanhar o andamento das ações que fazem parte do Projeto Lagoa Limpa, parceria do Grupo EBX com o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro. O painel de entrada será atualizado mensalmente com o status do projeto, que teve início em setembro de 2008. Uma maquete interativa traz a localização das áreas que são foco do Lagoa Limpa.
INAUGURAÇÃO: nesta terça-feira, 21 de dezembro, às 8h30m
Av. Borges de Medeiros, 1444, Lagoa – Rio de Janeiro (ao lado do Parque dos Patins)
Diariamente, das 10h às 19h
A entrada é gratuita!
Outras informações sobre o Encontro das Águas e o projeto de recuperação da Lagoa nos sites:
Veja também:
Vivência Ambiental da Ecomarapendi da Ecomarapendi no Encontro das Águas.
Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!