Por Redação EcoD
Com o propósito de influenciar e comprometer candidatos e futuros prefeitos nas eleições de 2012, a Rede Nossa São Paulo, a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos lançam no dia 19 de agosto, na capital paulista, o Programa Cidades Sustentáveis. O objetivo é sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.
A iniciativa engloba a Plataforma Cidades Sustentáveis, projeto da Rede Nossa São Paulo desenvolvida ao longo de 2010, em parceria com a Fundação Avina e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, para constituir um banco de dados com práticas exemplares e políticas exitosas de sustentabilidade urbana.
Agora, com foco nas próximas eleições, o programa inova ao apresentar ferramentas importantes para o engajamento dos candidatos e o acompanhamento da sociedade civil. No evento de lançamento serão apresentados:
- Indicadores de Sustentabilidade Urbana para os 12 eixos temáticos da Carta Compromisso, fundamentais como ferramentas de gestão para as prefeituras signatárias e, também, para o monitoramento da sociedade;
- Casos exemplares para os indicadores. O objetivo é que as boas práticas orientem a gestão pública no sentido de melhorar os diversos indicadores de forma integrada;
- Relatório online de prestação de contas da Carta Compromisso;
- Nova versão do site www.cidadessustentaveis.org.br;
- Campanha publicitária desenvolvida pela DPZ.
De acordo com as informações da Rede Nossa São Paulo, haverá ainda um debate sobre o desenvolvimento sustentável das cidades, em uma perspectiva nacional e internacional, o pronunciamento de entidades representativas dos prefeitos brasileiros, a apresentação de propostas para as cidades-sede da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, e o papel das cidades na Rio+20.
Os convidados para o evento são:
– André Trigueiro, apresentador do programa Cidades e Soluções, da Globonews, e comentarista da Rádio CBN (confirmado);
– Luiz Alberto Silva Muniz, presidente da Associação Brasileira de Municípios (confirmado);
– João Coser, prefeito de Vitória/ES e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (confirmado);
– Paulo Roberto Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios;
– Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos pela Educação (confirmada);
– André Aranha Correa do Lago, diretor do Departamento do Meio Ambiente e Temas Especiais do Ministério das Relações Exteriores.
Uma das metas é que o Programa Cidades Sustentáveis possa se constituir em um grande subsídio para a mudança de cultura política, uma vez que oferece experiências bem sucedidas para que sirvam de inspiração e possam ser adaptadas à realidade local.
“O Programa Cidades Sustentáveis representa um passo a mais no processo de construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis no Brasil”, define o site da Rede Nossa São Paulo.
As inscrições para os interessados em participar do lançamento do programa são gratuitas. No entanto, é importante confirmar presença através do e-mail zuleica@isps.org.br
Fonte: EcoDesenvolvimento
Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.
Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!