Em dezembro Eduardo Bernhardt, consultor ambiental da Recicloteca, foi entrevistado pela equipe do programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil. Para nós é uma honra dividir um programa com o saudoso Augusto Ruschi, ainda hoje uma inspiração para os antigos e novos ambientalistas.
O programa fez uma interessante ligação entre os primórdios do ambientalismo e como o movimento está lidando com os desafios atuais de preservação ambiental e crescimento econômico mais sustentável. As pequenas ações do cotidiano que são ensinadas diariamente pela equipe da Recicloteca são uma das formas mais eficientes de se mobilizar a população em torno da preservação ambiental sem que para isso seja preciso se tornar um ativista em tempo integral.
Fonte: TV Brasil – Caminhos da Reportagem
Em tempos difíceis para o meio ambiente, como no caso do rompimento da represa de lama tóxica do município de Mariana, em Minas Gerais, o Caminhos da Reportagem comemora os 100 anos de nascimento do capixaba Augusto Ruschi, o ambientalista dos beija-flores, como ficou conhecido.
Já nos anos 1950, ele defendia a importância das reservas ambientais como um banco genético da natureza. Brigou contra o desmatamento e se tornou o patrono da ecologia no nosso país. Acabou sendo reconhecido como um dos maiores ambientalistas de todo o mundo. O programa vai mostrar que, de lá pra cá, muita gente seguiu os passos de Ruschi, em busca da preservação da flora e da fauna em nosso país.
Gente que às vezes usa dinheiro do próprio bolso para manter projetos de preservação. Mas não é preciso fundar uma ONG para ajudar a cuidar da natureza. No Caminhos da Reportagem, iniciativas que qualquer um de nós pode tomar para melhorar o mundo em que vivemos, ações simples do dia a dia, que, no final das contas fazem uma grande diferença.
Roteiro: Márcio Parente
Edição e direção: Rafael Casé
Reportagem: Thiago Pimenta
Imagens: Edina Girardi
Fonte: TV Brasil – Caminhos da Reportagem