Fonte: Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Seminário debate as relações entre a cidade, a floresta e o Jardim Botânico
O seminário “O Museu do Meio Ambiente comemora a cidade” está de volta!
Na quarta-feira, 7 de outubro, às 9h30, o Museu recebe a historiadora Cláudia Beatriz Heynemann (Arquivo Nacional) e a engenheira agrônoma Maria Lucia Nova da Costa (JBRJ). As convidadas falarão sobre as relações entre a cidade, a floresta e os Jardim Botânico através do tempo e sobre o papel contemporâneo dos jardins botânicos frente às atuais demandas de conservação da biodiversidade.
Claudia Beatriz Heynemann é doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Supervisora de Pesquisa no Arquivo Nacional, também coordena a linha de pesquisa Patrimônio visual, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Imagem e Memória – NEEIM, do LEER/USP. Autora, entre outros, dos livros “Floresta da Tijuca: natureza e civilização” (1994), “Retratos Modernos” (2005) e “As culturas do Brasil” (2010).
Maria Lucia Moreira Nova da Costa (JBRJ) tem dourado em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (ENBT/JBRJ). É coordenadora do Projeto Ex Situ do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) e presidente da Comissão Nacional de Jardins Botânicos. Atua nas áreas de Conservação, Jardins Botânicos e Espécies ameaçadas.
Serviço:
Evento acontece no dia 7/10, às 9h30, no Museu do Meio Ambiente – Jd. Botânico do Rio de Janeiro