A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

‘Reverta’ une arte e ciência sobre resíduos recicláveis em mostra na Oca – SP

Um recipiente de capacidade para cem litros acomoda metalavras, papelavras, vidrolavras e plastilavras. No outro, ficam as organilavras. Com uma lista de materiais recicláveis separados entre secos e molhados, a artista Lenora de Barros organizou suas palavras e memórias em grupos e com eles criou roteiros poéticos e matizes sonoras para a performance vocal “Revirando o lixo”, em que os sons vocalizados por ela emanam de latas de lixo.

Lenora é uma das vinte artistas que participam da exposição “Reverta, um extraordinário percurso artístico e educativo pelo universo dos resíduos”, que abre dia 16 de maio na Oca, Ibirapuera, em São Paulo, e fica até 6 de junho em cartaz. “Cada lixo tem uma história”, diz a artista.

“Quisemos trazer para a mostra objetos e imagens que aparentemente não têm mais lugar no mundo”, conta Marcio Debellian, cineasta e produtor de espetáculos de música e poesia, que divide com Paulo Mendel a curadoria artística. Memórias, sinais da passagem do tempo e natureza são temas que se entrecruzam.

Assim, o painel “Panfletos”, de Jac Leirner, traz em sequência e em escala cromática “peças do passado”, que não fazem mais sentido, pois anunciam algo que já se foi, e Marilá Dardot usa sobras de papel de livros de arte em sua instalação “As coisas estão no Mundo”.

“As obras têm identidades próprias, mas também formam um ambiente que se sustenta e se alimenta”, diz Debellian. A instalação “Relâmpago”, de Gisela Motta e Leandro Lima, feita de lâmpadas que desenham uma espécie de raio congelado no espaço, vai iluminar e manter vivas as plantas de outras instalações, como a de Brigite Baltar.

O próprio Marcio apresenta também seu novo curta, “Invisíveis”, mostrando o circuito da produção de resíduos e as características de sua gestão no Brasil, com histórias de cooperativas, aterros e lixões.

“A mostra quer sensibilizar e conscientizar sobre a importância dos resíduos, do ponto de vista social e urbano”, diz o curador científico Mario D. Domingos, biólogo, doutor em engenharia ambiental e diretor de desenvolvimento do Instituto Abramundo, que organiza o conteúdo didático da exposição.

O fio condutor é educativo. As instalações artísticas aparecem como janelas da narração principal. Num primeiro momento, o visitante vai conhecer números do mundo do lixo e as relações entre padrão de consumo e produção de resíduos.

Na sequência, serão mostrados ciclos de vida de mercadorias e seus impactos energéticos e ambientais. As instalações Pegada Residual e Nada a Descartar “gameficam as informações para torná-las mais dinâmicas e interativas”, segundo Domingos. Ao final, uma seção dedicada às boas práticas faz sugestões sobre consumo consciente, compostagem e redução de resíduos.

Na próxima semana, entra no ar o site da mostra com informações, resumos, planos de aulas e aplicativos para permitir um aprofundamento no conteúdo da mostra. O público alvo são estudantes de ensino fundamental e ensino médio. “Mas queremos dar subsídios para que os adultos continuem a se atualizar em ciência através de exposições e publicações”, diz Domingos. A Abramundo já fez as mostras “Darwin”, “Revolução Genômica”, “Einstein” e “Água”.

Alem dos artistas citados, participam da “Reverta”: Alessandra Colassanti, Andre Dahmer, Andrei Thomaz, Augusto de Campos, Esmir Filho, Gregg Segal, Guto Lacaz, Hector Zamora, Loud Noises, Lucia Koch, Marcos Prado, Mariana Manhães, Mauricio de Sousa e o coletivo Opavivará. A mostra ficará aberta de terça a domingo, a partir do dia 16, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

Fonte: UOL.com.br

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?post_type=evento&p=14985

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário