Nos dias 7 e 8 de abril, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) promoverá a 1ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis “Políticas Públicas Inovadoras”. O evento será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), junto com o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS).
Inicialmente, a conferência estava prevista para ocorrer no início de maio. No entanto, os promotores das duas iniciativas – Programa Cidades Sustentáveis, Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – decidiram estabelecer o ajuste na agenda para o fomento e a promoção de políticas públicas inovadoras sustentáveis.
A Conferência Internacional Cidades Sustentáveis contará com a participação de prefeitos de vários municípios brasileiros e de outros países. Os convidados apresentarão experiências concretas e de excelência de gestão pública sustentável em diversas áreas, entre elas saúde, educação, mobilidade, segurança, resíduos sólidos e governança.
Segundo o coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, Maurício Broinizi, “os prefeitos terão a oportunidade de conhecer experiências interessantes e exitosas que, além de melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, colocaram essas cidades no rumo da sustentabilidade.”
Broinizi confirmou a presença de representantes de Lisboa (Portugal), com a experiência do mapa do ruído da cidade que virou referência internacional para a criação de políticas de diminuição da poluição sonora e de Amsterdã (Holanda), que irão apresentar iniciativas de planejamento na área de mobilidade. A cidade reduziu o uso de automóveis, incentivou o uso de bicicletas e tem um plano de mobilidade que vem sendo executado ao longo dos últimos anos. Havana (Cuba), que recuperou o seu centro histórico e que pode servir de referência para várias cidades brasileiras e Liubliana (Eslovênia), considerada a capital verde da Europa.
O Programa – Tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, buscando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar para toda a sociedade. Para isso, o programa oferece aos gestores públicos uma agenda de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais, como referências a serem perseguidas pelos municípios.
III EMDS – Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o EMDS já está consolidado como o maior evento de sustentabilidade urbana do país. O Encontro, que aborda assuntos de interesse comum entre os municípios brasileiros, nesta edição terá como eixo central o tema “Nova governança federativa e o papel das cidades no Brasil e no mundo”. Crise Hídrica, Mobilidade Urbana, Saúde Pública, Educação e Desenvolvimento Econômico são outros tópicos a serem debatidos durante o III EMDS.
Eixos temáticos irão nortear a programação do III EMDS, composta por Salas Temáticas, Arenas de Diálogo e Fóruns Ted-alike. Experiências exitosas municipais também serão divulgadas durante o evento, por meio do Caminho das Cidades e da Praça de Boas Práticas. O networking e a interação entre os participantes acontecem no espaço chamado Ponto de Encontro.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site www.emds.fnp.org.br. Cerca de cinco mil pessoas devem participar do Encontro, sendo aproximadamente 500 prefeitos e prefeitas.
Serviço
Data: 7 a 9 de abril de 2015
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – SDC Eixo Monumental – Lote 05, Brasília (DF)
Outras informações e inscrições: www.emds.fnp.org.br, nas redes sociais www.facebook.com/EMDS.FNP ou pelo telefone (61) 3044-9800