O filme conta a história do fotografo brasileiro Sebastião Salgado, que nos últimos 40 anos tem viajado através dos continentes. Ele testemunhou alguns dos principais eventos da nossa história recente; conflitos internacionais, a fome e o êxodo.
Em O Sal da Terra, descobriremos as histórias por trás das imagens mais marcantes de Sebastião Salgado, e também o seu projeto socioambiental, o Instituto Terra, que assumiu como compromisso a recuperação de 608,69 hectares de Mata Atlântica da Fazenda Bulcão, em Aimorés, Minas Gerais, que estava totalmente degradada. Hoje, eles compartilham conosco um grande sonho: a destruição da natureza é reversível. Mais de mil nascentes voltaram a jorrar, os animais também voltaram e mais de 2,5 milhões de arvores foram plantadas.
O Sal da Terra já recebeu o Prêmio Especial da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes, foi eleito o Melhor Filme pelo público do Festival de San Sebastian, abriu o Festival do Rio em 2014 e foi premiado como Melhor Documentário no César Awards 2015.
FICHA TÉCNICA
Título original: Le Sel de La Terre
Direção: Wim Wenders e Juliano Salgado
Roteiro: Wim Wenders, Juliano Salgado e David Rosier
Produção: David Rosier
Fotografia: Hugo Barbier e Juliano Salgado
Edição: Maxine Goedicke, Rob Myers
Gênero: Biografia, Documentário
País: França, Itália
Ano: 2014
COR
Tempo: 110 minutos
Classificação: a verificar
Fonte: E-mail recebido pela rede mata atlântica