Limeira, cidade do interior de São Paulo vira referência nacional em saneamento básico.

Imagine um sistema de abastecimento de água que funcione como o fornecimento de luz. E que não seja necessário ter uma caixa d’água no seu prédio ou casa. A Água que sai da torneira passou minutos antes pelo cano da rua e pode até ser bebida, sem problemas. Parece difícil de acreditar, mas é assim que funciona em algumas das cidades mais desenvolvidas do mundo, como Londres, Nova York, Paris e Limeira.
È isso mesmo, a cidade de 300 mil habitantes no interior de São Paulo virou referência nacional desde que alcançou, no final de 2011, a universalização dos serviços de saneamento básico. Lá, 100% das casas têm abastecimento de água e coleta de esgoto. Além disso, todo esgoto coletado recebe tratamento.
Limeira foi a primeira cidade do país a ter o sistema de esgoto privatizado. A empresa Foz Limeira administra o serviço há 17 anos e já investiu quase R$200 milhões na operação.
Não há, necessariamente, uma relação de causa e efeito entre este exemplo de sucesso e a privatização do serviço. Existem outros casos no país de empresas públicas e até secretarias municipais que têm boas histórias para contar, como Santos, Jundiaí e Uberlândia.
Rio de Janeiro, Limeira demorou 16 anos para resolver o problema do saneamento básico, quantos anos nós levaremos?
Fonte: Revista Amanhã do jornal O globo de 13/11/2012
Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.
Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!