Os motivos para fazer a coleta seletiva são muitos e todos eles muito bons!
O primeiro ponto que podemos considerar é a economia de recursos naturais, energia e água. Ao retornar o material reciclável para a indústria, teoricamente, nós diminuímos a quantidade de matéria prima que retiramos do planeta. Teoricamente porque em casos como o da bauxita (matéria prima do alumínio) as taxas de exploração estão cada vez mais altas.
A economia de água e energia é considerável. Na reciclagem do papel, por exemplo, a redução no consumo de água cai de 100.000 litros/toneladas para 2.000 litros/toneladas e há uma economia de 50% a 80% da energia utilizada. O mesmo acontece com a reciclagem do alumínio que utiliza quatro vezes menos energia ao fabricar alumínio a partir da sucata.
O segundo ponto é o aumento da vida útil dos aterros sanitários, ou centrais de tratamento de resíduos. Quando evitamos enviar o material reciclável para esses depósitos, eles deixam de ocupar um espaço que poderia ser utilizado para os resíduos que hoje não conseguimos dar uma utilização mais nobre.
Plástico, alumínio, vidro, papel, borracha, pilha, matéria orgânica, todos eles possuem uma destinação mais nobre do que simplesmente serem enterrados como se não mais fossem úteis a nossa sociedade.
O terceiro ponto, tão importante quanto os outros, é a geração de emprego e renda. Hoje, mais de 200 mil pessoas trabalham na coleta e catação destes materiais nas cidades e, também, nos lixões. A ocupação de catador, que é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, precisa ser valorizada por toda a sociedade. Afinal, estes profissionais prestam um serviço ambiental de grande importância para cada um de nós.
No entanto, a coleta seletiva ainda é muito pouco desenvolvida em nosso país. Existem poucas iniciativas, contadas nos dedos, e que não dão conta de toda a demanda desse setor.
Enquanto isso, destine seus recicláveis para uma cooperativa de catadores. Encontre no site da Recicloteca uma cooperativa perto de você!
Saiba mais sobre a Coleta Seletiva:
Quanto custa NÃO ter a coleta seletiva?
A Recicloteca e o enxágüe de recicláveis
Buscador on-line para Contratação de Catadores
Logística reversa tipo SEDEX: rápida e eficiente
Lixo Reciclável é um termo que prejudica a coleta seletiva
Como é a coleta seletiva no Rio de Janeiro?
Código de cores da coleta seletiva
Agora você pode ser um apoiador do Projeto Recicloteca.
Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?
Agora você pode!
Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!
Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca