O despreparo e a má gestão municipal aliados às fortes chuvas que são normais em várias cidades brasileiras tem causado grandes enchentes com prejuízos financeiros, sociais e ambientais. Muitas fotos, vídeos e informações tem sido veiculadas pela mídia e redes sociais. Mas o que não se comenta é a influência negativa que o excesso de carros nas ruas tem sobre essas enchentes.
Em muitas ruas das cidades é permitido estacionar ao longo do meio fio. Mas o que parece algo normal e inocente, além do óbvio estímulo ao uso do carro que em excesso traz tantos males às cidades, pode agravar as inundações. Ocorre que os carros assim parados impedem a varrição adequada da sarjeta pelos garis. Assim as folhas das árvores e o lixo ali acumulados são levados quando pela água da chuva e entopem os bueiros. Além disso, a própria limpeza destes bueiros pode ser impedida por um carro estacionado em cima dele. Ou seja, ruas com carros estacionados podem inundar mais facilmente.
Extinguir vagas de estacionamento é uma medida muito polêmica e geralmente adotada para reduzir os engarrafamentos, deixando mais espaço à livre circulação e desestimulando o uso do automóvel particular. Mas todos devemos considerar também que usufruir do benefício de ruas asfaltadas, causa a impermeabilização do solo e os bueiros são fundamentais para escoar a água das chuvas. Eles precisam estar livres e desimpedidos.
O Programa Lixo Zero da prefeitura do Rio também tem como objetivo evitar o entupimento dos bueiros pelo lixo jogado no chão, mas é urgente repensar a oferta e distribuição de vagas nas ruas, pois há um bem maior sendo muito prejudicado em troca do excessivo uso privado de um espaço público.