A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

O lixo, os carros e as enchentes

O despreparo e a má gestão municipal aliados às fortes chuvas que são normais em várias cidades brasileiras tem causado grandes enchentes com prejuízos financeiros, sociais e ambientais. Muitas fotos, vídeos e informações tem sido veiculadas pela mídia e redes sociais. Mas o que não se comenta é a influência negativa que o excesso de carros nas ruas tem sobre essas enchentes.

Em muitas ruas das cidades é permitido estacionar ao longo do meio fio. Mas o que parece algo normal e inocente, além do óbvio estímulo ao uso do carro que em excesso traz tantos males às cidades, pode agravar as inundações. Ocorre que os carros assim parados impedem a varrição adequada da sarjeta pelos garis. Assim as folhas das árvores e o lixo ali acumulados são levados quando pela água da chuva e entopem os bueiros. Além disso, a própria limpeza destes bueiros pode ser impedida por um carro estacionado em cima dele. Ou seja, ruas com carros estacionados podem inundar mais facilmente.

Extinguir vagas de estacionamento é uma medida muito polêmica e geralmente adotada para reduzir os engarrafamentos, deixando mais espaço à livre circulação e desestimulando o uso do automóvel particular. Mas todos devemos considerar também que usufruir do benefício de ruas asfaltadas, causa a impermeabilização do solo e os bueiros são fundamentais para escoar a água das chuvas. Eles precisam estar livres e desimpedidos.

O Programa Lixo Zero da prefeitura do Rio também tem como objetivo evitar o entupimento dos bueiros pelo lixo jogado no chão, mas é urgente repensar a oferta e distribuição de vagas nas ruas, pois há um bem maior sendo muito prejudicado em troca do excessivo uso privado de um espaço público.

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=12765

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário