A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Educação+punição=solução

Acompanhando algumas matérias nos jornais da cidade, sobre as multas que serão aplicadas aos cidadãos que jogarem lixo no chão (a partir de julho) e da briga do MP com a Comlurb para adoção de coletores seletivos em espaços públicos de alto movimento, nos vemos na obrigação de expressar nossa opinião.

Sabemos que a Comlurb gasta com a varrição R$16 milhões por mês e possui um orçamento anual de 1,2 bilhão. Por que não investir maciçamente em educação para a população? Vivemos em uma cidade onde se pensa que não jogar lixo no chão causa desemprego aos garis, uma mentalidade própria de quem não possui intimidade com a questão do lixo.

A nova Política Nacional de Resíduos Sólidos expressa em seus artigos a responsabilidade compartilhada, que engloba o cidadão (já que este é um consumidor), mas ele sequer dispõe de uma orientação adequada para exercê-la.

As únicas campanhas feitas na TV foram a do Sujismundo na década de 70 e a do Super Gari em 2009. Sendo que a primeira teve um impacto tão positivo na população que o nome virou sinônimo de quem suja as ruas.

Quanto aos coletores seletivos espalhados pela cidade achamos desnecessário no momento, pois uma população que não consegue separar seu “lixo” em casa separaria na rua? Os resíduos que vão para coleta seletiva devem ser previamente limpos para não comprometer o valor agregado que ele possui.

Seria um dinheiro melhor gasto se investido em amplas campanhas de informação. Enquanto a população não for esclarecida, pouco contribuirá com a coleta seletiva e com a limpeza dos espaços públicos.

Encontramos algumas propagandas do famoso Sujismundo, que até hoje é muito citado:

Fonte do vídeo: YouTube

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=11691

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário