A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Coleta de lixo: o ano que não acabou

Taí uma cena que muita gente deixou de ver no final de 2012.

Têm se proliferado notícias e relatos de várias cidades do Brasil sobre demora ou interrupção na coleta de lixo doméstico neste fim de ano. As prefeituras e empresas de coleta, quando dão explicações, alegam caminhão quebrado, excesso de lixo por conta das festas de fim de ano, falta de pagamento e por aí vai. Explica, mas não justifica.

Mas no fundo o fim do ano é uma época próspera para que o poder público e a população em geral ‘relaxem’ diante de suas responsabilidades e obrigações. Parece que todos querem evitar aborrecimentos, cansados com a carga de trabalho acumulada ao longo do ano. “Resolveremos em janeiro”, dizem alguns.

De fato o lixo é um aborrecimento muito grande, caro e complicado. Sejamos diretos: a população não se preocupa em reduzir os excessos e desperdícios, e as prefeituras não querem planejar e executar um programa integrado de gerenciamento de resíduos. Como estamos em momento de troca de prefeitos em algumas cidades está negligência vem à tona a cada quatro anos.

Desejamos para 2013 que a Política Nacional de Resíduos Sólidos se concretize, pois em 2014 termina o prazo para adequações quanto à destinação dos resíduos. Lixões não serão mais permitidos como depósito para os resíduos das cidades, apenas aterros sanitários (os verdadeiros, não aqueles engodos como era o Aterro de Jardim Gramacho).

Abaixo veja a lista de cidades que soubemos terem problemas com a coleta de lixo. E na sua cidade? A coleta está sendo feita regularmente?

Sussuarana – BA, Ferraz de Vasconcelos – SP, Ananindeua – PA, Duque de Caxias – RJ, Goiânia-GO, Angra dos Reis – RJ, Itaquaquecetuba – SP, Natal – RN, São Pedro da Aldeia – RJ.

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=11051

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário