A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

A Regenero fecha suas portas

Os resíduos eletrônicos estão cada vez mais presentes em nossas vidas, o que a população não sabe, ou talvez ignore, é que esses resíduos são altamente tóxicos, contendo substâncias como: mercúrio, chumbo, fósforo, berílio e cádmio. Tais elementos em contato com o solo contaminam os lençóis freáticos, se queimados poluem o ar e em contato direto com as pessoas ou animais causam doenças graves

Hoje, de acordo com Política Nacional de resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de eletroeletrônicos e seus componentes são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.

Como as empresas têm até o segundo semestre deste ano para se adequar a PNRS, algumas ainda não possuem o sistema de logística reversa. E como destinar esses resíduos depois que terminam suas vidas úteis?

A Regenero – Reciclagem Inteligente que atuava no centro do Rio, era uma ótima saída, pois além de coletar esses materiais para reciclagem ainda iam buscá-los por uma pequena taxa. È com grande pesar que anunciamos que a Regenero está fechando suas portas.

De acordo com Lina, uma das sócias da empresa, dar uma destinação adequada ao e-lixo é muito mais caro do que qualquer outro reciclável e, além disso, não recebiam ajuda do governo por não ser uma ONG. Apesar de não estar atuando mais, ainda pensa em conseguir novos parceiros e um dia reabrir suas portas.

Somente hoje a Recicloteca recebeu três pedidos de indicação de quem recebe eletrônicos aqui na cidade do Rio de janeiro. Se você sabe de alguma empresa que recicla ou coleta este tipo de material em sua cidade, não deixe de divulagar aqui no blog.

Afinal o meio ambiente depende de nossa ações.

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=8705

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário