A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

A Europa recicla e o Brasil?

O Parlamento Europeu aprovou no final de janeiro novas regras para o recolhimento de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos, que pretendem ampliar o índice de reciclagem e impedir a transferência ilegal de lixo para outros países.

Até o final de 2012, nações membro da União Européia devem recolher pelo menos 4 kg de resíduos per capita. Segundo o site europarl.europa.eu, as novas regras estipulam que , a partir de 2016, a maioria dos Estados-Membros* terá de recolher 45 toneladas de equipamentos postas no mercado nos três anos anteriores. Além disso, 5% dos materiais devem ser reutilizados.

Seguido do México e da China (0,4kg/cap.ano), o Brasil (0,5kg/cap.ano) é o maior produtor per capita de resíduos eletrônicos entre os países emergentes, segundo o mais recente estudo da ONU sobre o tema. O Brasil também foi cotado como campeão em outro quesito: faltam dados e estudos sobre a situação da produção, reaproveitamento e reciclagem de eletrônicos.

De acordo com a PNRS (Política Nacional de resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010, artigo 33), são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos , os fabricantes , importadores, distribuidores e comerciantes de eletroeletrônicos e seus componentes, dentre outros resíduos considerados perigosos.

É fundamental que cada um de nós tenha em mente que esses pequenos objetos tão comuns no nosso dia a dia, quando descartados no lixo comum podem trazer enormes danos à natureza e à saúde.

*Dez dos países que aderiram mais recentemente à EU se beneficiam de um prazo mais longo.

Clique aqui, e saiba onde descartar seu e-lixo.

Fonte: Revista Razão Social do jornal O globo de 28/02/2012, lixoeletronico.org, PNRS e Regenero.

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=8359

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário