A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

A logística reversa da Adidas

Fonte: Ecoblog

A empresa Adidas do Brasil em parceria com a RCR Ambiental lançou na terça-feira, 24 de janeiro, o programa voluntário de logística reversa “Pegada Sustentável”. A ideia visa minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado dos calçados esportivos.

De acordo com números apresentados pela Adidas, anualmente são consumidos 800 milhões de pares de tênis no Brasil, sendo 120 milhões calçados esportivos. Dessa forma, a campanha pretende sensibilizar e engajar os consumidores na prática do descarte consciente e disseminar os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, segundo os quais o produto consumido deve retornar para seu local de origem.

Para participar do programa Pegada Sustentável e garantir o descarte adequado do tênis é só levar a peça sem condições de uso, de qualquer marca, nas lojas Adidas. O cliente deverá assinar um termo de doação do calçado para reciclagem e receberá um brinde especial da empresa.

A cidade de São Paulo será a primeira a participar do projeto e, a partir de março, as demais praças também farão parte. Na capital paulista, nos três primeiros meses, o brinde será um ingresso para visitar o Museu do Futebol, situado no estádio do Pacaembu.

Os produtos usados serão encaminhados para a empresa RCR Ambiental, que irá transformar todos os resíduos em combustível para alimentar fornos de cimento, o que possibilita o reaproveitamento integral como fonte energética. Segundo a Adidas, todo o processo irá seguir as normas da legislação ambiental vigente no Brasil.

Para promover a iniciativa, os pontos de venda receberão decoração especial, como cadarços verdes, com o propósito de incentivar os consumidores a reciclar, além de comunicados nas redes sociais da empresa. A Adidas também investiu no treinamento de 400 colaboradores para conversar com os visitantes nas lojas e explicar as etapas da ação.

Fonte: EcoD.

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=7989

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário