A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Aproveite tudo e muito mais!

O post Aproveite tudo! do mês de julho foi sobre aproveitamento integral de alimentos.

Nele chamamos a atenção para o desperdício dos alimentos, o fato de mais da metade do nosso lixo ser composto de matéria orgânica e, também, para a questão nutricional das cascas e talos. E concluímos que descartamos no lixo a parte mais nutritiva de alguns alimentos.

Com o intuito de combater o desperdício e incentivar a pratica do aproveitamento integral dos alimentos, colocamos naquele post duas receitas deliciosas, uma de bolo de casca de banana e outro de quiche de casca de abóbora.

E, hoje, vamos fazer o mesmo. Mais duas receitas, testadas e aprovadas pela equipe da Recicloteca, estão disponíveis aqui em vídeo.

A primeira é o suco de limão com inhame. A segunda é o bolo de limão com inhame que aproveita justamente a parte do suco que seria descartada.

Segundo estudo de pesquisadores da Unesp, em 100g de casca do limão é possível encontrar 3g de proteínas, 1,9mg de potássio e 6,7g de fibra.  Justamente na parte que jogaríamos no lixo.

Com relação ao inhame, nós não encontramos nenhum estudo sobre as propriedades de suas cascas. Entretanto, no site da Embrapa existe a recomendação de que não é necessário retirar a casca para consumi-lo. Segundo a mesma página, o inhame é rico em carboidratos, vitaminas do complexo B e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.

Bom apetite!

Acesse o site da Embrapa para mais informações e receitas com inhame

Saiba mais sobre as propriedades de talos e cascas no site da Unesp.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=2086

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário