O post Aproveite tudo! do mês de julho foi sobre aproveitamento integral de alimentos.
Nele chamamos a atenção para o desperdício dos alimentos, o fato de mais da metade do nosso lixo ser composto de matéria orgânica e, também, para a questão nutricional das cascas e talos. E concluímos que descartamos no lixo a parte mais nutritiva de alguns alimentos.
Com o intuito de combater o desperdício e incentivar a pratica do aproveitamento integral dos alimentos, colocamos naquele post duas receitas deliciosas, uma de bolo de casca de banana e outro de quiche de casca de abóbora.
E, hoje, vamos fazer o mesmo. Mais duas receitas, testadas e aprovadas pela equipe da Recicloteca, estão disponíveis aqui em vídeo.
A primeira é o suco de limão com inhame. A segunda é o bolo de limão com inhame que aproveita justamente a parte do suco que seria descartada.
Segundo estudo de pesquisadores da Unesp, em 100g de casca do limão é possível encontrar 3g de proteínas, 1,9mg de potássio e 6,7g de fibra. Justamente na parte que jogaríamos no lixo.
Com relação ao inhame, nós não encontramos nenhum estudo sobre as propriedades de suas cascas. Entretanto, no site da Embrapa existe a recomendação de que não é necessário retirar a casca para consumi-lo. Segundo a mesma página, o inhame é rico em carboidratos, vitaminas do complexo B e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.
Bom apetite!
Acesse o site da Embrapa para mais informações e receitas com inhame
Saiba mais sobre as propriedades de talos e cascas no site da Unesp.
Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!