
Além do debate, alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, tentam regulamentar esta questão. Hoje, por exemplo, passa a valer no Estado do Rio de Janeiro a Lei das Sacolas Plásticas (Lei 5502/2009), que propõe a substituição das sacolas plásticas pelas retornáveis. São leis relevantes que podem nos auxiliar enquanto sociedade a mudar alguns dos nossos hábitos de consumo.
O que precisamos entender sobre este tema é que a sacola plástica não é a vilã do meio ambiente, como propagado por muitos. Na verdade, o grande problema dela é o seu uso irracional. É comum qualquer produto ser colocado em uma ou duas sacolas, às quais depois não conseguiremos dar uma nova finalidade e acabarão sendo descartadas indevidamente nas ruas, rios e vazadouros a céu aberto.

sacolas realmente necessárias e que poderão ser reutilizadas com uma nova finalidade, mesmo que seja embalar lixo. O excesso de sacolas consumidas e descartadas é que as transformam em um problema ambiental.
A utilização de sacolas retornáveis é uma boa saída para a racionalização deste uso. Mas, cabe ressaltar que sacola retornável é qualquer sacola, seja de plástico, tecido, lona e, mesmo, aquela que estiver guardada no seu “puxa saco”.
Use o seu bom senso ao carregar suas compras para casa!
Saiba mais sobre a campanha Saco é um Saco
Veja a Lei das Sacolas Plásticas do Estado do Rio de Janeiro